Contador de Visitas (a partir de 10/02/09)

Pessoas Online

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tadinho do deputado, ele só queria um castelinho =)...

Edmar Moreira é proprietário do castelo
de estilo medieval no distrito de São João
de Nepomuceno, na Zona da Mata mineira
(Foto: RAC)
A Executiva Nacional do DEM decidiu por unanimidade nesta quinta-feira desligar da legenda o deputado Edmar Moreira (DEM-MG). A decisão do partido será comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota divulgada após reunião nesta manhã, a legenda informou que "Edmar Moreira não é mais filiado ao partido a partir desta data". "Nossas decisões são pautadas pela seriedade e pelo rigor na defesa de nossos princípios", afirmou o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), no comunicado divulgado pela sigla.

Na nota, o partido explica que decidiu aceitar o pedido de desfiliação por justa causa já impetrado por Moreira no TSE, em que alega estar sendo discriminado pela legenda. "A declaração de justa causa já é um desligamento automático, estamos apenas oficializando isso", disse Maia.

Maia explicou também que a desfiliação é diferente da expulsão. Com a desfiliação, segundo ele, a Executiva apenas formalizou uma situação criada pelo deputado. A expulsão seria uma iniciativa do partido, que deveria abrir um processo, inclusive com direito de defesa.

Apesar de não ser assumida abertamente pelos integrantes do DEM, há a informação de que a decisão foi uma manobra do partido para ficar com o mandato de Edmar. Avalia-se que, se o partido anunciasse a expulsão do deputado, fortaleceria a tese de discriminação defendida por Moreira e ele poderia conseguir vitória no pedido feito ao TSE, em que defende que deve ficar com o mandato.

Com essa "formalização" da desfiliação de Edmar, Maia explica que agora a questão está nas mãos do TSE. Segundo ele, é o Tribunal quem vai decidir se acata o argumento de discriminação e concede a justa causa a Edmar, mantendo-o com seu mandato de deputado, ou se vai ouvir o que alega o DEM de que foi Edmar quem quis sair da legenda e que o mandato dele, seguindo a resolução da fidelidade partidária deve ficar com o partido.

"Entendemos que o mandato sempre cabe ao partido. (...) Cabe ao TSE a análise da decisão de justa causa, se ele não conseguir, fica sem mandato", disse Rodrigo Maia.
O deputado disse ainda que se o TSE não der a justa causa a Edmar, o partido vai sim lutar por seu mandato que, na visão dele, pertence ao DEM. "O partido precisa preservar a sua imagem", afirmou.

Moreira renunciou à 2ª Vice-Presidência e à Corregedoria da Câmara após denúncias de que não teria declarado ao Imposto de Renda um castelo de sua propriedade no valor de R$ 25 milhões. O deputado negou as acusações e disse que repassou o imóvel para o nome dos filhos em 1993. Moreira também é acusado de ter dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Edmar Moreira

-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-//-


[= Bah, hoje em dia nem um castelo nós podemos ter que já dá um monte de rolo! =] kkkkkk...

Nenhum comentário:

Postar um comentário