Contador de Visitas (a partir de 10/02/09)

Pessoas Online

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Biografia do(a) Artista da Semana: Tarja Turunen...

Tarja Turunen no Obras Statium, em Buenos Aires, Argentina, em 2008

Nome: Tarja Soile Susanna Turunen
Data de nascimento: 17 de agosto de 1977
Signo: Leão
Residência: Helsinque, Finlândia
Hobbies: Música
Comida: Galinha
Bebida: Vinho tinto seco
Filme: O Gladiador
Diretor: Ridley Scott
Programa de Televisão: -
Ator/atriz: Russell Crowe
Livro: RT
Autor: Mika Waltari
Bandas/músicos: Todo o tipo de música, clássica até hard rock
Álbum: Gladiador (Trilha sonora)
Música: Brahms - Von ewiger Liebe
Estação: Primavera
Show: Ópera no teatro de Norma Colón em Buenos Aires
Pior pesadelo: Acordar muda
Lugar que gostaria de visitar: Uma pequena ilha exótica e distante, muito distante. Sem turismo, sem finlandeses.
Filosofia de vida: Sorrir
Infância e vida pessoal:

Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee, única filha entre 3 irmãos. Desde criança sempre apresentou interesse pela música. Sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a garotinha de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez, com a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu). Depois disso, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia a qual freqüentava, onde podia praticar regularmente, além de ter aulas adicionais em um grupo infantil. Aos seis anos, ela começou a ter aulas particulares de piano erudito. Apesar de morar a vinte quilômetros do local das aulas, contava com o apoio de seus pais, que faziam questão que sua filha não faltasse às lições.
Na escola primária, Tarja era costumeiramente convidada a cantar em pequenas festas escolares. Nessa época, a cantora chegou a sofrer bullying por parte das meninas de sua escola, por sempre tirar notas altas nos testes e ser uma das alunas preferidas dos professores. Com isso, ela se tornou uma criança mais introvertida, tímida e a maioria de seus amigos eram garotos, os quais guardavam por ela admiração e tratavam-na com respeito.
Seus grandes ídolos na infância eram cantores de soul como Whitney Houston e Aretha Franklin. Nessa época achava-se que seria esse o caminho seguido pela garota, porém, aos quinze anos, Tarja mudou-se para Savonlinna, onde estudou na "Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music". Lá passou a ter aulas de canto lírico e seguiu focando-se nesse estilo. No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez para mais de mil pessoas como solista em um concerto de Natal.
Aos dezoito anos, mudou-se novamente, agora para a cidade de Kuopio onde ingressou na Academia Sibelius de Artes. Lá ela pôde desenvolver realmente seus dotes musicais, aperfeiçoando-se no canto lírico e música de câmara.
No dia 1 de janeiro de 2003, Tarja casou-se com o empresário argentino Marcelo Cabuli, o qual já conhecia desde sua primeira excursão pela América Latina, em 2000. Eles vivem juntos até hoje, ainda sem filhos.
A presidente finlandesa Tarja Halonen convidou Turunen e seu marido para a festa em comemoração à independência finlandesa no Palácio Presidencial, em Helsinki, no dia 6 de dezembro de 2003, quando espectadores da emissora de TV Yle elegeram-na a mais elegante mulher presente, bem como muitos jornais e revistas.


Carreira Musical:

Com o Nightwish...

Tarja com Nightwish em 1998.

Em 1996, Tarja tornou-se um dos membros-fundadores do Nightwish, quando seu colega de classe, Tuomas Holopainen, a convidou para participar de seu projeto acústico. Então, Tarja, Tuomas e o guitarrista Emppu Vuorinen gravaram uma demo intitulada "Nightwish" da qual foi retirado o nome da banda. No mesmo ano, Turunen cantou pela primeira vez no Festival de Ópera de Savonlinna, onde fazia parte do coral, interpretando algumas obras de Wagner e Verdi.
Em 1997, é lançado o primeiro álbum da banda, "Angels Fall First", foi quando Tarja fez seu primeiro show com o grupo em 25 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal. A banda, porém, só ficou internacionalmente famosa com o lançamento do álbum Oceanborn, em 1998. Tarja foi solista de vários espetáculos bem-sucedidos de música lírica, mas continuou a gravar e fazer shows com o Nightwish pelos anos de 2000 e 2001, período de lançamento do álbum Wishmaster e do EP Over the Hills and Far Away.
Nessa época, Tarja deixou a Academia Sibelius e mudou-se para a Alemanha, onde passou a freqüentar a Universidade de Música de Karlsruhe, no sul do país.Enquanto esteve lá gravou os vocais para o álbum Century Child, além de uma participação no também bem-sucedido projeto Infinity do baixista argentino Beto Vázquez.
Em 2002, a cantora excursionou pela América do Sul com o concerto Noche Escandinava I[15] posteriormente fazendo uma exaustiva turnê mundial para a promoção de Once, o então novo álbum do Nightwish. Após esse período, Turunen voltou a Karlsruhe e o Nightwish fez um pequeno hiato.
No Natal de 2004 ela lança o single "Yhden Enkelin Unelma" (Sonho de um Anjo) que chegou a disco de platina na Finlândia e ao primeiro lugar nas paradas musicais tanto em 2004 quanto em 2005.
Apesar de 2006 ser um ano de pausa para o Nightwish, Tarja não pretendia parar, porém, após um show no Hartwall Arena (em Helsinque) com o título sugestivo "End of an Era", lhe foi entregue uma carta aberta, assinada pelos outros integrantes do grupo, na qual foi "convidada" a sair da banda.
Tal fato fez com que ocorressem várias discussões sobre o assunto. Especulações na mídia foram aparecendo dia após dia. Tarja então decidiu dar seu parecer sobre a discussão em duas conferências de imprensa, a primeira em Helsinque e a segunda em Berlim. As maiores especulações eram sobre seu marido, Marcelo, acusado de manipulador e de ser o principal motivo da demissão de Tarja. Marcelo, então, respondeu a mais de 130 perguntas enviadas por fãs sobre toda essa questão, dando sua opinião e explicações pessoais sobre todas as acusações.

Carreira Solo...


Tarja em concerto solo na Finlândia em 2006.

Apesar de todo o ocorrido, nada impediu que Tarja continuasse com seus planos e sua carreira. Tanto que, pouco tempo depois, Turunen já tomava parte de sua primeira turnê natalina, que passou por quatro países da Europa: Finlândia, Alemanha, Espanha e Romênia, onde neste último foi acompanhada pela Orquestra Filarmônica de Sibiu.

Após o sucesso da turnê, Tarja teve um pequeno e merecido descanso antes de recomeçar seus trabalhos, desta vez para um álbum completo de canções natalinas intitulado Henkäys Ikuisuudesta, que inclui em seu repertório, além de canções tradicionais finlandesas, clássicos de John Lennon e ABBA e a canção "You Would Have Loved This", especialmente dedicada à sua mãe.
Em julho de 2006 Tarja toma parte mais uma vez do conceituado Festival de Ópera de Savonlinna, mas desta vez como solista. Acompanhada do famoso tenor finlandês Raimo Sirkiä e da Orquestra Sinfônica de Kuopio, regida por Riku Niemi, Tarja fez uma apresentação que incluía temas clássicos como "O Mio Babbino Caro" de Puccini, canções do famoso compositor Andrew Lloyd Webber como "Don't Cry For Me Argentina" do musical Evita (cantada em espanhol) e também temas de sua antiga banda entre outras.
Ainda em 2006, Tarja participou do festival "Rhapsody In Rock" do músico e compositor Robert Well; do "Lahti Organ Festival", festival de Órgão "Cross Over" na Finlândia; e mais apresentações com o tenor Raimo Sirkiä, desta vez acompanhados da pianista Maija Weitz e dos músicos da Sinäjoki City Orchestra.
Em 2006, Tarja participou de um concerto beneficente em comemoração aos 60 anos de UNICEF, o "Tomorrow's Childs", juntamente com o Coral Tapiola, onde arrecadaram 18.688 euros com os quais a UNICEF pôde providenciar vacinação básica para mais de 2.300 crianças do Laos.
Em novembro de 2006 é lançado o álbum "Henkäys Ikuisuudesta" e em dezembro começa sua turnê com apresentações pela Finlândia e Rússia, com a qual, no ano seguinte, renderia a ela uma indicação ao Emma Awards como melhor artista feminina de 2006, além de ser eleita pelos leitores do jornal Iltalehti como artista feminina do ano.
Um novo álbum que já estava sendo produzido desde agosto do ano anterior começou a tomar forma concreta a partir de maio quando Tarja começou as gravações nos estúdios Grouse Lodge no interior da Irlanda, contando com a ajuda de um grupo de compositores e músicos de sua banda - Alexander Scholpp (guitarra), Doug Wimbish (baixo), Torsten Stenzel (teclados) e Earl Harvin (bateria). A produção do álbum levou a cantora aos estúdios do famoso compositor de trilhas sonoras, Hans Zimmer, em Los Angeles, onde o álbum ganhou seus últimos arranjos para, enfim, poder ser lançado em novembro.
O lançamento do álbum foi seguido por uma pequena turnê européia de aquecimento que passou por cidades como Londres, Atenas, Cologne, Paris, dentre outras, e contou com o baterista Mike Terrana além do irmão mais novo de Tarja, Toni Turunen, que participou tocando instrumentos adicionais, fazendo os backing vocals e um dueto na música "The Phantom of the Opera"
No final do mesmo ano, Tarja foi escolhida como "A Voz da Finlândia" se apresentando na cerimônia do 90º aniversário de independência do país, onde cantou várias versões do hino nacional finlandês. Além disso, o primeiro single de "My Winter Storm", "I Walk Alone", foi escolhido pela campeã mundial de boxe, Regina Halmich, como tema de sua luta pelo título mundial na categoria peso pena.
No ano de 2008, Tarja recomeça a turnê de divulgação do álbum My Winter Storm que a essa altura já ganhou disco de platina na Finlândia e na Rússia (primeira vez conquistada) e ouro em vários outros países. Após a turnê européia, Tarja aproveitou o tempo para compor para seu novo álbum previsto para 2009 e anuncia duas novas canções, "The Crying Moon" e "Enough", esta última estando em uma versão especial do álbum My Winter Storm que foi lançada no final de 2008.
Em Agosto, Tarja deu início a turnê "Tempestade na América 2008", passando também pelo Brasil, com datas em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro,e em outros países como México, Chile, Colômbia e Argentina, e que contou com a participação do guitarrista brasileiro Kiko Loureiro. Durante essa turnê, Tarja apresenta uma música nova antes de seu lançamento, "Enough", que ganhou grande aprovação do público.
No final de 2008, Tarja retorna a Europa para mais uma turnê. Também lança um novo EP, intitulado “The Seer”, que além da participação da veterana Doro Pesch em um dueto na música título, conta também com várias versões das músicas já encontradas no álbum My Winter Storm, versões ao vivo e um remix da canção “Lost Northern Star” por Peter Tägtgren da banda Pain.
No mesmo ano, a canção “Tired of Being Alone”, composta por Tarja e Schiller é pré-indicada na categora “Música do ano” para Grammy Awards 2009. A canção lançada originalmente em 2005 por Schiller foi relançada no duplo vynil “Sehnsucht” em 2008. A cantora também finaliza o ano como convidada especial no show de 25 anos de carreira de Doro, na Alemanha, interpretando duas músicas: "The Seer" e "Walking with the Angels", esta última também fará parte do álbum "Fear no Evil" de Doro, com lançamento previsto para o início de 2009.
Ainda em 2008, em Portugal, o evento Red Bull Air Racer, com platéia de cerca de 1 milhão de pessoas, teve músicas de Tarja como tema principal.



Tarja Turunen com sua própria banda no Obras Stadium em 2008.

3 comentários:

  1. perfeito, obrigado por esclarecer minha duvida queria saber se ela iria lancar o album em 2009 afinal de contas tava na hora :) amo tarja nightwish sem ela e falencia certeira.

    ResponderExcluir
  2. se quiser me add no msn para conversarmos sobre ela me add allan-never-night@hotmail.com eskeci de coloka esse msn quando fiz o comentario ai falando perrfeito tava na hora dela lancar outro :) add ai flw tarja forever

    ResponderExcluir